Os trabalhos completos devem ser enviados até o dia 15 de setembro de 2015.
GT
01 – EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA E A CONTEMPORANEIDADE
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AUTORES
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TÍTULOS
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1.
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Fernando
Augusto Azambuja de Almeida.
Celia Regina
do Carmo.
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Ação saberes
indígena na escola: a produção de material didático impulsionando a pedagogia
indígena na sala de aula da Escola Municipal Indígena Alexina Rosa Figueiredo
da Aldeia Buriti.
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2.
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Fernando Luís Oliveira Athayde Paes
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Educação
indígena: estado da arte e produção científica contemporânea
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3.
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Jailson Joaquim.
Hamilton P. S. Corrêa.
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Resgate
e valorização dos saberes astronômicos do povo
terena, uma
proposta de ensino para a escola indígena de Cachoeirinha do
Município de Miranda/MS
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4.
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Marta Coelho Castro Troquez
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Práticas
curriculares em escolas indígenas: limites e possibilidades de diferenciação
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5.
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Matilde Mendes
Alceu Zoia
Silbene Ferreira de Arruda
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Educação Indígena e sua relação com o (etno)
conhecimento: elementos para pensar a organização do trabalho pedagógico
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6.
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Nathan Marcos
Buba
Ana Lúcia
Vulfe Nötzold
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Território indígena e contestado: messianismo entre os Kaingang da
Terra Indígena Xapecó/SC
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7.
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Patrícia Dias
Darci Secchi
|
Educação Intercultural e Colonialidade: uma
análise das
práticas curriculares adotadas na escola Zarup Wej da Terra Indígena Zoró
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8.
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Saulo Cassimiro
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Formação de
professores indígenas Guarani e Kaiowá em Mato Grosso do Sul: processos
próprios de aprendizagem e educação escolar indígena
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9.
|
Aila Olivera
Beleni Salete Grando
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Educação Intercultural:
O Caso dos A’uwe Uptabi nas Escolas de Ensino Médio Público em Nova
Xavantina- MT
|
10.
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Gilson Ricaldi Lourenço da Silva
|
Os povos indígenas nos livros
didáticos de História: um olhar para as etnias indígenas do Mato Grosso do
Sul
|
11.
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Viviane da Silva Wanderley
Jorge
Luiz Gonzaga Vieira
|
A
constitucionalização da educação escolar indígena e sua efetividade em
Alagoas
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12.
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Silbene
Ferreira de Arruda
Alceu
Zoia
Matilde
Mendes
Amanda
Pereira da Silva Azinari
|
Convite à
reflexão sobre a prática docente em uma escola indígena
|
13.
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Devane Alves Gabriel
Carlos
Magno Naglis Vieira
|
A
participação das mulheres terena na retomada da terra na aldeia Buriti em
Mato Grosso do Sul
|
14.
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Vanilda Alves
da Silva
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Etnomatemática
e a cultura indígena na escola contemporânea
|
15.
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Genivaldo
Frois Scaramuzza
Adir Casaro
Nascimento
|
Sustentabilidade,
saberes e escolarização: reflexões a partir da experiência de vida Gavião Ikólóéhj de Rondônia
|
16.
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Vera Lucia
Furlanetto
Àlvaro
Banducci Júnior
|
Reconhecimento
e Implantação da Educação Escolar Indígena no Brasil
|
17.
|
Carlos Magno Naglis Vieira
|
Formação
de professores indígenas em Mato Grosso do Sul: primeiras
aproximações sobre o Curso Normal Médio Indígena - Povos do Pantanal
|
18.
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Elda
Vasques Aquino
|
Educação escolar indígena:
escola como espaço de encontros e desencontros de diversas culturas
|
19.
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Maria
Isabel Alonso Alves
Heitor Queiroz de Medeiros
|
As mulheres
professoras indígenas Arara-Karo de Rondônia: uma proposta de pesquisa
|
20.
|
Celinho
Belizario
Luzinete Julio
Maria de
Lourdes Elias
|
A educação
escolar indígena na Terra de Cachoeirinha: Programa Saberes Indígenas na
escola com a ação dos alfabetizadores bilingue
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21.
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Edineia Tavares Lopes
Beleni Salete Grando
Yasmin Lima de Jesus
|
Tecendo possibilidades para a construção
de conhecimentos científicos escolares na escola indígena
|
22.
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Maria José Guimarães Vieira
Yasmin Lima de Jesus
Edinéia Tavares Lopes
|
Proposições curriculares para o ensino de
Ciências em uma escola indígena, LDB e RCNEI: aproximações e distanciamentos
|
23.
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Maioque
Rodrigues Figueiredo
Heitor Queiroz
Medeiros
|
O protagonismo
do Professor Indígena Terena no contexto educacional e comunitário na Escola
Indígena “Cacique João Batista Figueiredo” na Aldeia Tereré, Terra Indígena
Buriti, Sidrolândia (MS)
|
24.
|
Gerson Pinto
Alves
Heitor Queiroz
de Medeiros
|
O protagonismo da escola indígena Terena Alexina
Rosa Figueredo, da aldeia Buriti em Mato Grosso do Sul, no processo de
retomada do território da Terra Indígena Buriti
|
25.
|
Patrícia Dias
|
Educação escolar indígena: diversidade e interculturalidade como forma
de ressignificação da instituição escolar
|
26.
|
Airton
Gasparini Junior
Cláudia
Pereira Xavier
|
Ação Saberes Indígenas na
escola e o processo de apropriação de uma Escola Indígena diferenciada e
bilíngue: Uma conquista da/na aldeia urbana Tereré no município de
Sidrolândia/MS
|
27.
|
Dioni
Alcantara Batista
|
Animais na Cultura Terena: uma proposta de
material didático para as escolas Terena
|
GT
02 – EDUCAÇÃO SUPERIOR INDÍGENA E A CONTEMPORANEIDADE
|
AUTORES
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TÍTULOS
|
1.
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Aurieler Jaime de Abreu
Carlos Magno Naglis Vieira
|
Um mapeamento preliminar das produções sobre
Educação escolar indígena no PPGE/UCDB
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2.
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Elemir Soare Martins
|
O papel das
lideranças tradicionais na demarcação das terras indígenas Guarani e Kaiowá
|
3.
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Maurício José
dos Santos Silva
Eugenia
Portela de Siqueira Marques
|
Os indígenas
na educação superior em Dourados: um levantamento inicial sobre ações
afirmativas
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4.
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Paulo Henrique Farias Alves
Beatriz dos Santos Landa
|
A presença de acadêmicos indígenas no
curso de licenciatura em Química da UEMS/Dourados
|
5.
|
Thaís Oliva
Fernandes Sanders
Darci
Secchi
|
Licenciatura
Intercultural em Ji-Paraná: percepções daquela
comunidade educativa acerca da profissionalidade dos acadêmicos indígenas
|
6.
|
Thaís Oliva
Fernandes Sanders
|
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7.
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Algacir
Amarília
Célia Maria F.
Silvestre.
Marta Soares
Ferreiras
|
A história da
educação indígena e história da escola
|
8.
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Célia Maria
Foster Silvestre
Marta Soares
Ferreira
Algacir
Amarilia
|
PIBID
interdisciplinar: aproximações com a educação escolar indígena
|
9.
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Paulo Henrique Farias
Alves
Beatriz dos Santos Landa
|
Desempenho acadêmico de indígenas no curso de licenciatura em Química
da UEMS/Dourados
|
10.
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Cleciani
Pedata Tserihite
Rosiany
Estevão Tiago
Natalí
Camposano Calças
|
Relato de
experiência - Integração entre acadêmicas indígenas e não-indígenas no âmbito
dos cursos na área da saúde: Programa Rede de Saberes
|
11.
|
Natalí Camposano
Calças
|
Relato de
experiência - A integração acadêmica indígena através do trabalho de
monitoria pelo programa “Rede de saberes”
|
GT
03 – CRIANÇA/INFANCIA INDÍGENA E A CONTEMPORANEIDADE
|
AUTORES
|
TÍTULOS
|
1.
|
Jéssica Maciel de Souza
AntonioHilario Aguilera Urquiza
Tania Milene Nugoli
|
Os caminhos da retomada da terra: uma etnografia das crianças Kaiowá
e Guarani no Acampamento Laranjeira Ñanderu
|
2.
|
Saulo
Cassimiro
|
Acampamentos
indígenas de MS, uma realidade contada por crianças e adolescentes indígenas
de Kurussu Ambá
|
3.
|
Sônia Rocha Lucas
Antonio Hilario Aguilera Urquiza
|
As crianças indígenas do Pakurity e a relação com seu o
território
|
4.
|
Guilherme
Lencine
Adir Casaro
Nascimento
|
O cotidiano da
criança indígena Terena na aldeia Aldeinha: momentos de construções da cosmovisão
e identidade indígena
|
5.
|
Beatriz dos
Santos Landa
|
As brincadeiras e atividades das crianças da
reserva Porto Lindo,
Município de
Japorã/MS na construção de relações sociais
|
6.
|
José Paulo
Gutierrez
Adir Casaro
Nascimento
|
As crianças
indígenas Guarani e Kaiowá: observação do processo próprio de aprendizagem na
aldeia Laranjeira Ñanderu, Rio Brilhante, MS
|
7.
|
Rozane Alonso Alves
Adir Casaro
Nascimento
|
Diálogos interculturais das
crianças indígenas no espaço da escola urbana
|
GT
04 – SABERES INDÍGENAS E A CONTEMPORANEIDADE
|
AUTORES
|
TÍTULOS
|
1.
|
Yan Leite
Chaparro
|
Caminhos e
descaminhos: saberes e materialidades
|
2.
|
Jon Anderson Machado Cavalcante
|
No labirinto da oralidade e da escrita: ensaio sobre os desafios da
compreensão da produção de saberes indígenas
|
3.
|
Luyse Vilaverde Abascal Munhós
Antonio Hilario Aguilera Urquiza
|
Mobilidade indígena e territorialidade nas fronteiras de
Mato Grosso do Sul: os direitos fundamentais
|
4.
|
Ronélia do
Nascimento
Alceu Zoia
|
Saberes
munduruku sobre a gravidez e nascimento e cuidados com suas crianças
|
5.
|
Ronélia do Nascimento
Waldinéia
Antunes Alcântara Ferreira
|
Projeto
interculturalizando talentos: Tecendo diálogos com a universidade e
fortalecendo a diversidade étnica cultural indígena Apiaká, Kayabi e
Munduruku
|
6.
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Sandra Cristina
de Souza
Emilio Paulo
Filho
|
Mitologia e
representações sobre a imagem da
natureza pantaneira pela população indígena terena
|
7.
|
Sandra Cristina de Souza
Emilio Paulo Filho
Laura Feliciana Paulo
|
Partos
e parteiras Terena: Etnoconhecimento das práticas de assistência
ao parto
nas aldeias indígenas Terena de MS
|
8.
|
Lidio
Cavanha Ramires
Heitor
Queiroz de Medeiros
|
Processo
próprio de ensino-aprendizagem Kaiowá e Guarani na escola municipal indígena
Ñandejara Pólo da Aldeia Te’ýikue: Saberes Kaiowá e Guarani, Territorialidade
e Sustentabilidade
|
9.
|
Célia Maria Foster Silvestre
Marta Soares
Ferreira
|
Teko
Porã: bem viver e direitos entre os Guarani e Kaiowá
|
10.
|
Jonatha Daniel
dos Santos
|
Etnomatemática
e povos indígenas de Rondônia: ensaio sobre as estratégias de subversão da
docência
|
11.
|
José Francisco
Sarmento Nogueira
Maria Helena Benites Alves
|
Os Kaiowá e Guarani
no filme terra vermelha e sua representação: uma análise semiótica e cultural
|
12.
|
Rosileide Barbosa de Carvalho
Renata Castelão
|
Relato de experiência do Projeto sabor da
terra
|
GT
05 – LINGUAS INDÍGENAS E A CONTEMPORANEIDADE
|
AUTORES
|
TÍTULOS
|
1.
|
Blanca Flor Demenjour Munoz Mejia
|
Verbos e predicação verbal em Kaiowá: um estudo descritivo em
andamento
|
2.
|
Genildo Alcantara Mamede
|
Realidade sociolinguística e as políticas linguísticas da aldeia
Buriti-MS
|
3.
|
Gilvania
Bergamo Moratto
Júlio César Barreto Rocha
João Carlos Gomes
|
Línguas indígenas:
marca da identidade cultural do estado de Rondônia
|
4.
|
Ana LúciaVulfeNötzold –
UFSC
Helena Alpini Rosa
Bruna Gama Gavério
Yasmin dos Santos Sagás
|
Ensino, saberes e tradição: desafios na revitalização da Língua
Kaingang nas escolas da Terra Indígena Xapecó/SC
|
5.
|
Lívia Ribeiro
Viegas
|
Revisando
nomes e predicados nominais em Kaiowá: proposta de pesquisa
|
6.
|
Severiá Maria Idioriê Xavante
|
A língua na formação do
professor A’uwẽ
Uptabi para a Educação Escolar
Bilíngue e Intercultural Xavante
|
7.
|
Évelin Tatiane da Silva Pereira
Heitor Queiroz de Medeiros
|
O resgate da língua Terena
na Escola Estadual Indígena Guilhermina da Silva na Aldeia Aldeinha em Anastácio,
Mato Grosso do Sul
|
GT
06 – IDENTIDADE E DIFERENÇA E A CONTEMPORANEIDADE
|
AUTORES
|
TÍTULOS
|
1.
|
Dulcinéia Alves Teixeira Ferrari
José Licínio Backes
|
Análise da
fundamentação teórica dos estudos de gênero
|
2.
|
Altemir Luiz Dalpiaz
|
Quem nos controla
|
3.
|
Andre Luis Machado de Oliveira
José Licínio Backes
|
Análise da
fundamentação téorica dos estudos étnico-raciais
|
4.
|
Andréa Lúcia Cavararo Rodrigues
Antônio Hilário Aguilera
Urquiza
|
Diversidade
cultural e construção da identidade étnica dos Kamba na fronteira
Brasil-Bolívia
|
5.
|
Dejair Antunes
Geraldo Filho
Heitor Queiroz
de Medeiros
|
Produção das
identidades negras na Escola Estadual Zumbi dos Palmares na comunidade
quilombola Furnas de Dionízio no Município de Jaraguari/Mato Grosso do Sul
|
6.
|
Maria Ivone da Silva
Ruth Pavan
|
Entrelaçando culturas – discutindo máscaras e
preconceitos na escola
|
7.
|
Sátira Maria Colman de Oliveira
Ruth Pavan
|
Inovação
no campo da educação
|
8.
|
Simone Ferreira Soares dos Santos
|
Relações
étnico-raciais: algumas reflexões sobre formação de professores do 6º ao 9º
ano de uma escola estadual de Campo Grande com alto IDEB
|
9. |
Sirley
Lizott Tedeschi
Ruth Pavan
|
A produção do conhecimento em educação: o pós-estruturalismo como
potência epistemológica
|
10.
|
Vera Lícia de Souza Baruki
|
O corpo da pessoa (d)eficiente na Educação Física
|
11.
|
Yasmin Cosmo Alvares
Ruth
Pavan
|
Avaliação
em larga escala na ótica dos pesquisadores
|
12.
|
Jacques
Gauthier
|
Problematizando
as relações interculturais a partir da filosofia de Deleuze e Guattari
(esquizo-análise)
|
13.
|
Loreta da Silva de Sousa
Pereira
Ruth Pavan
|
A diferença cultural no contexto de uma escola
pública com alto IDEB
|
14. |
José Bonifácio Alves da Silva
|
Representações das identidades brancas no
currículo de uma licenciatura em história: a produção de um tema/problema de
pesquisa
|
15.
|
Cladair
Cândida Gomes
Ruth
Pavan
|
As relações de gênero na
escola: removendo as pedras do caminho
|
16.
|
Magale
Teresinha da Rosa de Campos
Carlos
Magno Naglis Vieira
|
Pensando identidade e
diferença em um contexto escolar de Rondonópolis-MT
|
17.
|
Bruno Amaro Queiroz Blini
José Licínio Backes
|
Os estudos culturais e sua
contribuição para pensar a qualidade da educação por meio da problematização
das identidades/diferenças
|
18.
|
Elismar
Bertoluci de Araujo Anastacio
|
Hélio Serejo:
por uma identidade entre as orilhas da
fronteira
|
19.
|
Marcelo Casaro
Nascimento
|
O “outro”, os
povos indígenas na visão de um grupo de professores não-índios da Rede
Municipal de Ensino do Município de Sidrolândia/MS
|
20.
|
Saulo
Cassimiro
Marcelo Casaro
Nascimento
|
A história dos
índios do Estado de Mato Grosso do Sul nos livros didáticos de história
|
GT
07 – AS NOVAS TECNOLOGIAS DIGITAIS E A CONTEMPORANEIDADE
|
AUTORES
|
TÍTULOS
|
1.
|
Christiane Caetano Martins
Fernandes
|
As estratégias de ensino e os
recursos didáticos utilizados para a prática da pesquisa na educação básica: uma análise a partir das produções acadêmicas nos programas de Pós-Graduação Stricto Sensu no Brasil
|
2.
|
Diógenes
Cariaga
|
Modos de
relação e transformações entre regimes de conhecimento: apontamentos a partir
da produção audiovisual indígena em Mato
Grosso do Sul
|
3.
|
Guevara Vasco de Toledo Pereira
Maria Cristina
Lima Paniago
|
Estágio supervisionado em língua inglesa: Desafios para a formação
de professores na EAD
|
4.
|
João Otávio Chinem Alexandre Alves
Arlinda Cantero Dorsa
|
A competência comunicativa intercultural na
formação docente indígena: uso da Plataforma Facebook
|
5.
|
Nicolas Addor
Arlinda
Cantero Dorsa
|
O blog “texto
científico em ação”: uma ferramenta para produção textual acadêmica
|
6.
|
Gilmar Machado
|
Projeto Baja
Guaicurus
|
7.
|
José Francisco
Sarmento Nogueira
|
As relações multi/interculturais a partir do
uso dos Kaiowá e Guarani com as tecnologias digitais
|
8.
|
Adriana
Silva
Maria
Cristina Lima Paniago
Rosimeire
Martins Régis dos Santos
|
A prática
colaborativa na formação continuada de professores indígenas e não indígenas:
saberes que se misturam entre culturas na rede social facebook
|
GT
08 – DESENVOLVIMENTO LOCAL/TERRITÓRIO/TERRITORIALIDADE NA CONTEMPORANEIDADE
|
AUTORES
|
TÍTULOS
|
1.
|
Ana Lúcia Franco
Antônio Hilário Aguilera Urquiza
|
Espaços e mobilidade: o fluxo de indígenas e paraguaios (as) na
fronteira BR-PY, Porto Murtinho –MS
|
2.
|
Danieli Aparecida Pedroso M. Biacio
Michel Angelo Constantino de Oliveira
|
Contribuições
da abordagem econômica para o desenvolvimento local
|
3.
|
Deisi Graziela de Lima Martins
Maria Augusta de Castilho
|
O papel do empreendedorismo religioso na
preservação da cultura e identidade no Santuário São Judas Tadeu -
Campo Grande - MS
|
4.
|
Diego André Sant’Ana
Josemar de Campos Maciel
José Manfroi
|
A contribuição
das comunidades de tecnologia para o Desenvolvimento Local
|
5.
|
Emilio Paulo Filho
Laura Feliciana Paulo
|
A preservação da mata ciliar
na aldeia indígena Terena Água Branca – Nioaque/MS
|
6.
|
Erico Fathi
Cordoba de Lima
Amanda Guedes
Arlinda
Cantero Dorsa
|
A importância
do desenvolvimento humano na territorialidade do Camelódromo-Campo Grande-MS
|
7.
|
Jéssica
Maciel de Souza
Antonio
Hilário Aguilera Urquiza
Tania
Milene Nugoli
|
“Somos dependentes dos brancos, quando vamos ter independência?”: os processos de retomadas das terras indígenas nos acampamentos
Laranjeira Ñanderu, Apyka’i e Pakurity
|
8.
|
Jocimara Paiva
Grillo
Heitor Romero
Marques
|
Processo de inclusão e desenvolvimento humano sob a ótica das pessoas
surdas usuárias da Libras
|
9.
|
Maria Augusta de Castilho
|
A educação patrimonial em Mato Grosso do Sul no contexto do desenvolvimento local
|
10.
|
Marcos André
da Silva Cunha
Cleonice
Alexandre Le Bourlegat
|
Clusterização do comercio
árabe na
Avenida Pandiá Calógeras em Campo
Grande/MS
|
11.
|
Sandra Cristina de Souza
Rodrigo Loureiro de Castro
|
Oficina de produção de mudas de plantas medicinais com base nos
conhecimentos fitoterápicos dos indígenas
|
12.
|
Sara Farias
Lopes
Antonio Hilário
Aguilera Urquiza
|
Trabalho
escravo dos índios guarani no sul do MS. Violação de direitos: passado e presente
|
13.
|
Thayliny Zardo
Arlinda
Cantero Dorsa
|
Alienação
parental: fator de influência na formação da identidade social e as
prerrogativas para o desenvolvimento local
|
14.
|
Tríssia Ap. R. de Moraes
Dolores Pereira Ribeiro Coutinho
|
Soluções sustentáveis para casa popular eficiente e includente em
campo grande - MS
|
15.
|
Laura Karoliny
Alves Urquiza dos Santos
Maria Augusta
de Castilho
|
Transposição
do Rio São Francisco: alternativas de sustentabilidade para a
região do semiárido brasileiro
|
16.
|
Bruno Borges
Mamede
Lucas Devides
Moreno
Fernando
Augusto Noronha de Castro Pinto
|
Desenvolvimento
Urbano-econômico em Zonas de Fronteiras: Conflitos entre Novas
Potencialidades e Atividades Pré-Existentes
|
17.
|
Rennan Vilhena Pirajá
Arão Davi Oliveira
|
Cultura e território como elementos
para o desenvolvimento local: o complexo dos ferroviários e a feira livre
central de Campo Grande, Mato Grosso do Sul
|
18.
|
Celinho Belizario
Luzinete Julio
|
Terra Indígena Cachoeirinha: organização social,
retomadas e os desafios
|
GT
09 – FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA CONTEMPORANEIDADE
|
AUTORES
|
TÍTULOS
|
1.
|
Nilva Heimbach
|
Diversidade e a formação de professores: um diálogo possível
|
2.
|
Alberto Dias Valadão
José Licínio Backes
|
A formação de monitores
pela pedagogia da alternância em Rondônia: que identidades profissionais
estão sendo produzidas?
|
3.
|
Sandra Evanida
Klug
Benicio Backes
|
Formação
docente na contemporaneidade: uma análise a partir da inclusão escolar
|
4.
|
Christiane Araújo
Flavinês Rebolo
|
“Artistando” o trabalho docente: um estudo sobre formação e trabalho
dos professores de Arte de Campo Grande, MS
|
5.
|
Edenir Pereira da Silva
Ruth Pavan
|
O/a
docente no contexto atual: elementos para uma reflexão inicial
|
6.
|
Gisele Morilha Alves
|
As
(não) discussões sobre as diferenças no currículo escolar
|
7.
|
Jonise Nunes
Santos
Ádria Simone
Duarte de Souza
Rita Floramar dos Santos
|
Formação de
professores indígenas e os desafios do contexto amazônico
|
8.
|
Mara Silvia Barbosa
|
Pacto nacional pela
alfabetização na idade certa: o trabalho docente em análise
|
9.
|
Solange Mara Moreschi Silva
Beleni Saléte Grando
|
As danças
circulares como educação do corpo na formação de professores para a educação
intercultural, na implementação da Lei 11.645/08 em Cuiabá-MT
|
10.
|
Suziane
Freitas de Sousa
Flavinês
Rebolo
|
O bem-estar docente: satisfação no trabalho e o nível da atividade
física dos professores
|
11.
|
Miriam Brum
Arguelho
|
Quem eu sou? de onde vim? Para onde vou? Ser ou não ser um
professor reflexivo? Eis a questão
|
12.
|
Laura Simone Marim Puerta
Ana Paula Zaikievicz Azevedo
Aline Arantes Bernardes
|
Os desafios da
formação de professores na contemporaneidade
|
13.
|
Nayara da Silva Cesário Martins
Flavinês Rebolo
|
Adaptações
curriculares: reflexão da educação dos surdos nas escolas inclusivas
|
14.
|
Eduardo
Figueiredo
Maria Cristina
Lima Paniago
|
Questões
contemporâneas na formação de professores e práticas docentes
|
15.
|
Dalila Luiz
Léia Maciel Teixeira Lacerda
Onilda Sanches Nincão
|
A prática
pedagógica de professores terena com o uso de “temas geradores” no processo
de alfabetização
|
GT
10 – POLITICAS PÚBLICAS NA CONTEMPORANEIDADE
|
AUTORES
|
TÍTULOS
|
1.
|
Alexsandra Santos Liberal Leite, Larissa Maria Araújo Alves, Luan
Nicolas Costa e Silva, Jorge Luiz Gonzaga Vieira, Helenice Oliveira de Moraes
|
Análise
das obrigações legais do subsistema de saúde indígena e sua aplicabilidade
nas comunidades indígenas no estado de Alagoas
|
2.
|
Carlos Magno Mieres Amarilha
|
Políticas públicas educacionais: o programa nacional de inclusão
de jovens (projovem urbano) em Mato Grosso do Sul (2012-2014)
|
3.
|
Iara Augusta da Silva
Sonia Mára Flores da Silva
Porfirio
|
Um estudo sobre
as políticas públicas voltadas para a educação de jovens e adultos (EJA) no Brasil
e em Mato Grosso do Sul
na contemporaneidade
|
4.
|
Márcia Coelho de Lima
Celeida Maria Costa de Souza e Silva
|
|
5.
|
Onivan de Lima
Correa
Celeida Maria
Costa de Souza Silva
|
Políticas
educacionais de formação para professores do campo
|
6.
|
Noélia Maria Matos de
Morais Corrêa
Nadia Bigarella
|
Políticas para a formação
de professores em nível médio na modalidade normal (2007–2014)
|
7.
|
Marco Antonio Oliva Monje
Regina Tereza Cestari de
Oliveira
|
Plano municipal de educação
e sua articulação com o plano de ações articuladas: mapeamento da produção
acadêmica sobre o tema
|
8.
|
Rosemeire Lopes da Silva
Farias
|
O papel dos partidos políticos
na definição de políticas públicas para a educação básica (2007 a 2010) – a
composição partidária da oitava legislaturado parlamento estadual
Sul-Mato-Grossense
|
9.
|
Juliana
Diamantaras Silva e Silva
Bruno Borges
Mamede
Marcos
Mendonça Barreto
|
Desastres
Naturais e Educação Ambiental:
Consideração
sobre Políticas Públicas de Prevenção e Controle
|
10.
|
Lucas Devides
Moreno
Bruno Borges
Mamede
Luís Otávio
Cocito de Araújo
|
Desenvolvimento
Urbano-econômico e Patrimônio Natural: Transformação em Cidades Médias no
Estado de São Paulo
|
11.
|
Carlos Magno
Mieres Amarilha
|
O programa
nacional de inclusão de jovens (projovem urbano): gênese e desenvolvimento
(2004-2012)
|
12.
|
Marcilene Ferreira
Rodrigues
Valdivina Alves Ferreira
|
A educação de
jovens e adultos: dos contextos históricos á dicotomia da atualidade
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13.
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Alexandra Pires do Prado
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O Comitê local do compromisso
no âmbito do plano de ações articuladas (PAR): Implicações para a gestão
democrática da educação básica
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14.
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Arão Davi Oliveira
Valdivina Alves Ferreira
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Influência
dos organismos internacionais na Educação Brasileira
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